
No episódio 06 do podcast “Poemas Uivantes para seres falantes“, como complemento as atividades de Língua Portuguesa, em tempos de epidemia, escute a declamação do poema Futebol brasileiro evocado da Europa de João Cabral de Melo Neto na voz da aluna Alice do Espírito Santo, do 9º Ano B, da Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, Rio Claro/SP.
O podcast “Poemas Uivantes para seres falantes!” disponível no Anchor.fm , Spotify, Google Podcast, Radio Public, Breaker e no PocketCasts. As declamações também estão disponíveis no Youtube:
JOÃO CABRAL DE METO NETO

João Cabral de Mello Neto foi um poeta e diplomata brasileiro que faleceu em 1999. Em tempos de intolerância é preciso lembrar que chegou a ser acusado de comunista em vida. Então diplomata, foi acusado de criar uma “célula comunista” no Ministério de Relações Exteriores junto com mais quatro diplomatas sendo todos afastados do Palácio do Itamaraty por Getúlio Vargas.
Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil.
É considerado o maior poeta de língua portuguesa por escritores como Mia Couto.
Foi agraciado com vários prêmios literários, entre eles o Prêmio Camões. Quando morreu, em 1999, especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.
Foi eleito membro da academia em 15 de agosto de 1968, e empossado em 6 de maio de 1969, recebido por Múcio Leão. Ocupou a cadeira 37, antes ocupada pelo jornalista Assis Chateaubriand.
Confira os episódios:
#Episódio 2 – Machado de Assis
9 comentários em “Projeto “Seja você o poeta”: O futebol brasileiro evocado da Europa por João Cabral de Melo Neto”