Projeto “Seja você o poeta”: Segue o Teu Destino por Ricardo Reis

Imagem disponível em <https://luisasandes.wordpress.com/tag/ricardo-reis/> Acesso 25.mai.2020

 No episódio 04 do podcast “Poemas Uivantes para seres falantes”, como complemento as atividades de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, de Rio Claro/SP, em tempos de epidemia, o poema escolhido é de um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa.

Trata-se do mais aristocrático poeta Ricardo Reis e o poema escolhido foi “Segue o Teu Destino” declamado pelo aluno do 9ºC, Guinter Samuel confira no podcast “Poemas Uivantes para seres falantes!” disponível no castbox, no Anchor.fm , Spotify, no Google Podcast, Radio Public e no Breaker.

Mensagem a Rio Claro por Celeste Calil (adaptação) Poemas Uivantes para seres falantes!

Neste episódio do podcast "Poemas Uivantes para seres falantes" como complemento as atividades de multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa, em tempos de epidemia, escute adaptação do texto da poetisa Celeste Calil no sentido de deixar uma mensagem otimista ao município de Rio Claro/SP. A declamação é do aluno Cristiano Bueno Archangelo, do 8º Ano A, da Escola Estadual Heloisa Marasca, Rio Claro/SP, filho do profº Antonio Archangelo.https://www.youtube.com/watch?v=NhuD2tQ4mYwSegue a íntegra do texto:Rio Claro prossegue teu caminho de lutas, sacrifícios e esplendidas vitórias. Teus dignos filhos, pelo amor fecundo e glorioso farão de ti uma grandiosa cidade. Aos nobres vereadores, que agindo sempre com justiça, tem contribuído para o engrandecimento de nova querida terra.  A sua música é de autoria da distinta e inteligente professora Lygia do Carmo Polastri. E o hino oficial de Rio Claro, transformado em Lei és no Senhor Doutor Augusto Schmidt Filho, prefeito de Rio Claro no dia 9 de julho de 1956 e primeiro projeto de lei do dinâmico vereador doutor José Eduardo Leite: grande amigo da Justiça e grande amigo de Rio Claro. Ao doutor Augusto Schmidt Filho, dinâmico e muito digno prefeito, a que Rio Claro teve muito do seu progresso, beleza e seu bem estar.Surgiu nos primeiros dias de nossa elevação a cidade, a valiosa imprensa. O primeiro foi o Eccho do povo, em 1852 entre outros mais.Destacou-se o Diário do Rio Claro, o Alpha, foram todos valorosos. Amigos de Rio Claro ao tributar-me homenagem verão Alfredo Elis, um de nossos memoráveis.  Imagem utilizada feita por Gilberta Machado Luz Cassavia Calil contida no livro "Essas Faces, Mesmos Mestres, tantas pessoas" de David Chagas.
  1. Mensagem a Rio Claro por Celeste Calil (adaptação)
  2. #Episodio 05 – Poema da Purificação por Carlos Drummond de Andrade
  3. #Episodio 04 – Busca o teu Destino por Ricardo Reis
  4. #Episódio 03 – Menina por Conceição Evaristo
  5. #Episódio 01 – Nevoeiro por Fernando Pessoa

RICARDO REIS

Ricardo Reis é um heterônimo do escrito Fernando Pessoa.

Nascido no Porto, no dia 19 de setembro de 1887. Recebeu uma forte educação clássica num colégio de jesuítas e formou-se em Medicina, profissão que não exercia. Viveu no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico, na sequência da derrota da rebelião monárquica da Monarquia do Norte contra o regime republicano. É um latinista por educação, e um semi-helenista por educação própria.

Confira as declamações também no Youtube:

Descubra mais sobre Portal Archa

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo