OPAS e Canadá intensificam esforços para levar vacinas a populações vulneráveis ​​na América Latina

Kingston, Jamaica, 13 de janeiro de 2023 (OPAS/OMS) – O Governo do Canadá e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) anunciaram que estenderão sua colaboração para aumentar o acesso às vacinas COVID-19 entre as populações que ainda não se beneficiaram dos esforços de imunização na América Latina e no Caribe.

Para tanto, o Canadá fornecerá Can$ 45 milhões (US$ 33,4 milhões) para apoiar a resposta da OPAS à pandemia, somando-se a uma contribuição anterior de Can$ 50 milhões (cerca de US$ 40 milhões) realizada em maio de 2021. Quase um terço dos novos fundos irão para intervenções nacionais na Colômbia, Haiti e Jamaica.

O anúncio foi feito em um evento em Kingston como parte do lançamento da Iniciativa Global para Equidade em Vacinas (CanGIVE) do Canadá, que busca trabalhar com os países na entrega e distribuição de vacinas, em esforços para aumentar a confiança nos processos de imunização e na promoção da produção regional de vacinas.

“A pandemia não acabou. No mês passado, a Região das Américas registrou mais de 3,6 milhões de novos casos de COVID-19 e 18 mil novas mortes, um aumento de 42% e 28% de casos e mortes, respectivamente”, disse Ciro Ugarte, Diretor de Emergências em Saúde da OPAS.

“Parabenizo o Governo do Canadá por seu apoio contínuo à OPAS e aos países da região para enfrentar a pandemia. Continuaremos a desenvolver nossos esforços anteriores para alcançar a saúde ideal e contribuir para o bem-estar de todos os povos das Américas”, acrescentou Ugarte.

Embora mais de 70% dos habitantes da região tenham cumprido o esquema de vacinação até o momento, 203 milhões de pessoas não receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

“Embora desejássemos ter virado a página do COVID-19, sabemos que não é tão simples. Ainda há trabalho a ser feito para controlar a propagação do vírus, avançar para a recuperação e construir sistemas de saúde mais fortes”, disse o ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Harjit Sajjan, no evento.

“A parceria do Canadá com a OPAS ajudará a melhorar o acesso às vacinas contra a COVID-19, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres e meninas. Também promoverá uma melhor vigilância vacinal e apoiará o trabalho dos profissionais de saúde”, acrescentou o ministro Sajjan.

Com os novos fundos, a OPAS apoiará seus Estados Membros da América Latina e do Caribe no fortalecimento dos sistemas de saúde e programas de imunização e na incorporação da vacinação contra a COVID-19 nos calendários regulares de vacinação.

Também apoiará a implementação de sistemas de informação e plataformas digitais para a vigilância da vacina COVID-19, iniciativas de pesquisa para gerar evidências sobre a percepção e aceitação das vacinas e esforços de sensibilização e participação da comunidade que incentivem a vacinação.

Com o apoio do Canadá, desde 2021, a OPAS fornece orientação às autoridades de saúde no desenvolvimento e implementação de campanhas de vacinação contra a COVID-19, garantindo que as populações em situação de vulnerabilidade sejam adequadamente refletidas e priorizadas em 28 Estados Membros.

A OPAS e o Canadá também colaboraram com 22 países para fortalecer sua capacidade de cadeia de frio para administrar e distribuir vacinas com segurança, um investimento de longo prazo que melhorará os programas regulares de imunização e fortalecerá os sistemas de saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close