
Foi lançando esta semana a versão digital do Acervo Vladimir Herzog na semana do 83º aniversário de vida de Vlado. O lançamento aconteceu com uma transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do IVH com o tema “Acervo Vladimir Herzog – vida e memória em defesa da democracia”, com a participação de Bianca Santana, Ivo Herzog, Luis Ludmer e Rogério Sottili.
De fotografias a correspondências, são mais de 1700 itens digitalizados sobre a trajetória profissional e pessoal do jornalista. Resultado de dois anos de trabalho, o projeto preenche uma lacuna histórica, disponibilizando à sociedade também a vida e a obra de Vladimir Herzog, para além de seu trágico assassinato por agentes da ditadura militar em outubro de 1975.
Além de jornalista, Vlado foi um intelectual de talentos múltiplos: esteve envolvido, por exemplo, com o cinema, o teatro, a fotografia. O Acervo disponibiliza tanto a documentação pessoal preservada por mais de quatro décadas por esforço da família Herzog, quanto outros materiais mapeados em mais de 20 instituições e acervos públicos e privados, digitalizados e licenciados para uso no acervo.
O lançamento do Acervo Vladimir Herzog neste momento é um gesto de enfrentamento ao revisionismo histórico e à negação dos horrores promovidos pela ditadura militar no Brasil. Assim, este lançamento faz parte da missão do IVH em promover a Memória, a Verdade e a Justiça – é preciso conhecer nosso passado para romper com os ciclos de violência que se perpetuaram em nossa história.