Conforme destacado pela NBC TA 700, as normas internacionais de auditoria visam conferir “consistência ao relatório do auditor independente”.
Segundo a NBC TA 700:
A consistência no relatório, quando a auditoria for conduzida de acordo com as normas internacionais de auditoria, propicia credibilidade no mercado global, tornando essas auditorias mais prontamente identificáveis. Da mesma forma, também ajuda a promover o entendimento pelos usuários e a identificar circunstâncias não usuais quando elas ocorrem.
A NBC TA 200 esclarece que
as NBC TAs, consideradas em conjunto, fornecem as normas para o trabalho do auditor no cumprimento dos seus objetivos gerais. As NBC TAs tratam das responsabilidades gerais do auditor, assim como das considerações adicionais do auditor relevantes para a aplicação dessas responsabilidades a tópicos específicos.
As normas no contexto do Setor Público
Em relação ao setor público, foram emitidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (International Organisation of Supreme Audit Institutions – INTOSAI) as Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (International Standards of Supreme Audit Institutions – ISSAI), entre as quais, as normas relativas à auditoria financeira.
A INTOSAI, na condição de membro da IFAC, incorporou as ISA/IFAC ao seu arcabouço normativo relativo às auditorias financeiras.
As normas no contexto do Setor Público
Dessa forma, a estrutura normativa da INTOSAI relativa às auditorias financeiras passou a compreender 39 (trinta e nove) diretrizes de auditoria financeira (ISSAI), assim distribuídas:

- normas elaboradas pelo Subcomitê de Auditoria Financeira ( Financial Audit and Accounting Subcommittee (FAAS) ) da INTOSAI
- normas decorrentes da incorporação das ISA/IFAC, que tiveram a numeração original acrescida do número “1”.
A ISA/IFAC 200 é equivalente à NBC TA/CFC 200 e à ISSAI/INTOSAI 1200, todas tratando do mesmo assunto: “Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria”.
As normas no contexto do Setor Público
A INTOSAI ainda emitiu Notas Práticas (NP) para cada uma das 37 ISA/IFAC (200 a 810), de forma a prover orientação suplementar às entidades governamentais de auditoria em relação ao conteúdo das ISA/IFAC.
Em essência, as ISA (200 a 810), as ISSAI (1200 a 1810) e as NBC TA (200 a 810) referem-se às mesmas normas. Para fins deste treinamento, serão consideradas, em virtude de sua disponibilidade no idioma nacional, as 37 NBC TA editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.
Estrutura Básica das NBC TA
As Normas Brasileiras de Contabilidade – Técnicas de Auditoria (NBC TA) são constituídas por trinta e sete normas que cobrem, objetivamente, todo o processo de auditoria de demonstrações contábeis, desde o entendimento prévio dos termos do trabalho, passando pelos processos de planejamento e execução e finalizando com as orientações relativas à emissão do relatório de auditoria.
