O Método Camões, projeto aplicado em escolas estaduais de Rio Claro e vinculado a Diretoria de Ensino de Limeira, foi, pela segunda vez, pré-selecionado ao prêmio “Professor Transformador”. Na edição anterior, o podcast “Poemas Uivantes para Seres Falantes” vinculado ao Método idealizado pelo professor Antonio Archangelo, rendeu a escola e a então diretora da Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti o selo “professor/escola transformador (a)” em relação a práticas que transformaram a educação brasileira durante a pandemia.
Esse ano para reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras, o Prêmio Educador Transformador,uniu o Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora do Sebrae. O Método Camões foi pré-selecionado na categoria “Ensino Médio”, pelo trabalho desenvolvido, em 2022, nas escolas Zita de Godoy Camargo, Heloisa Lemenhe Marasca e Januário Sylvio Pezzotti.
O número de inscritos na edição de 2023 do Prêmio Educador Transformador, iniciativa do Sebrae em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, cresceu 383%, passando de 600 em 2022 para 2.897. São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro são os estados com maior número de projetos educacionais participantes, desenvolvidos em todos os níveis de ensino, da educação infantil a superior. O Prêmio selecionará sete projetos vencedores, que serão divulgados no Congresso Bett Brasil 2023, entre os dias 09 e 12 de maio em São Paulo.