Projeto é pré-selecionado e escolas estaduais de Rio Claro podem receber selo “Escola que acredita na Transformação pela Educação”

Três projetos criados pelo professor da rede estadual de ensino de São Paulo, Antonio Archangelo, foram pré-selecionados para a edição do prêmio nacional “Professor transformador – 2021”. Incluídos no chamado “Método Camões”, criado pelo docente, foram pré-selecionados, dentre os 476 projetos divulgados no último dia 29, para o prêmio nacional: o Podcast “poemas Uivantes Para Seres Falantes”; SPU – Sociedade Dos Poetas Uivantes; e Método Camões, todos desenvolvidos na Escola Estadual Zita de Godoy Camargo e Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, ambas de Rio Claro, interior de São Paulo, pertecentes a Diretoria de Ensino da Região de Limeira.

De acordo com o professor, “o simples fato da pré-seleção em um prêmio nacional já é uma conquista para todos os alunos e para comunidade escolar” disse o professor.

De acordo com o regulamento, todos os autores de projetos inscritos no prêmio receberão um feedback pedagógico, certificado de participação e ingresso no banco de prática transformadoras, que funciona como “vitrine digital” de Professores e Projetos Transformadores; e ingresso em uma comunidade ativa para a conexão com outros educadores adeptos da educação criativa e transformadora. Os 350 candidatos melhores pontuados receberão selo digital “Professor Transformador”; Certificado “Liderança Transformadora”, para liderança da escola.

Além disso, os segundos e terceiros candidatos mais bem pontuados receberão R$ 2.500 e Troféu; e a participação especial como convidado na BETT Educar 2021, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores. Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada uma das categorias receberão R$ 7.000, troféu; Divulgação do trabalho em matéria especial para veiculação em mídia; certificado “Escola que acredita na Transformação pela Educação”.

O prêmio tem como objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (“BNCC”), expressem inovação educacional, a partir dos seguintes critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão. Os projetos divulgados em outubro seguirão para a próxima etapa de seleção do Prêmio Professor Transformador. As inscrições para a 2ª Edição deste Prêmio seguem abertas até 01 de dezembro de 2021.

A seleção dos 12 finalistas acontecerá entre 30/01/2022 a 28/02/2022; e no dia 07/03/2022 está prevista a divulgação nacional dos três finalistas em cada categoria do prêmio nacional.

Divulgação

Veja a lista de pré-selecionados: https://significare.org.br/2021/10/29/conhec%cc%a7a-a-primeira-turma-de-projetos-pedagogicos-pre-selecionados-na-2a-edic%cc%a7a%cc%83o-do-pre%cc%82mio-professor-transformador/

MÉTODO CAMÕES

Criado com base na “técnica Freinet”, do francês Celestin Freinet (1896-1966), “Multiletramentos” de Roxanne Rojo e das “Tecnologias de Si” de Michel Foucault (1926-1984), o método consiste na implantação de cinco plataformas para produção de conteúdo com forma de explorar e capacitar as habilidades previstas pelo currículo paulista no ensino de Língua Portuguesa: Jornal do Camões, Agência de Publicidade Lima Barreto, Companhia de Teatro Experimental I-Juca Pirama, Gravadora Uivantes Records e Sociedade dos Poetas Uivantes, além da revista semestral “Revista do Camões”. Utilizando como ferramenta de autoavaliação os chamados portfólios reflexivos. Para saber mais acesse os sites dos projetos:

https://jornaldocamoes.wordpress.com/
https://agencialimabarreto.wordpress.com/
https://ciaijucapirama.wordpress.com/
https://uivanterecords.wordpress.com/
https://sociedadedospoetasuivantes.wordpress.com/

Um comentário em “Projeto é pré-selecionado e escolas estaduais de Rio Claro podem receber selo “Escola que acredita na Transformação pela Educação”

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Portal Archa

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo