Vinculado ao Grupo de Estudos em Educação, Sexualidade, Tecnologias, Linguagens e Discursos (Gesteld) da Unesp de Bauru, SP, sob liderança da professora Dra. Maria Regina Momesso, o projeto “Camões” desenvolvido na Escola Estadual Zita de Godoy Camargo e em outras escolas públicas de Rio Claro, SP, foi apresentado para a comunidade acadêmica no VI Congresso Brasileiro de Educação Sexual realizado de forma online nas últimas semanas de maio.
Na apresentação oral, realizada no eixo temático “Sexualidade, Educação Sexual e mídia”, denominada “A POTENCIALIDADE DA EDUCOMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÊNERO COM ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA”, o professor de Língua Portuguesa e idealizador do projeto, Antonio Archangelo, abordou o potencial demonstrado pela ferramenta para sensibilizar os alunos através de um conhecimento legítimo e empoderado citando algumas reportagens produzidas pela Rede Camões no tocante a reflexão sobre a questão da imagem da mulher na sociedade atual.
Projeto
Iniciado em 2020 na Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, também de Rio Claro, no início da pandemia, o projeto conta com cinco estações de produção de conteúdo onde os alunos desenvolvem temas que consideram relevantes visando desenvolver habilidades e competências previstas no currículo paulista. Fazem parte, atualmente do projeto, cerca de 100 alunos, divididos entre a Gravadora Uivantes Records, a Agência Lima Barreto, a Sociedade dos Poetas Uivantes, o Jornal do Camões e a Cia. de Teatro I-Juca Pirama.
Sobre o Congresso
Em sua primeira edição, em 2008, o congresso foi realizado em Araraquara SP, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, e novamente em Araraquara em 2012. Em 2014 o III Congresso foi realizado em Florianópolis, em 2016 de novo em Araraquara e em 2018 o V Congresso ocorreu em Londrina. Havíamos acertado que a sexta edição seria realizada em 2020, em São Luís, Maranhão, na Universidade Ceuma, no entanto o advento da Pandemia impediu sua realização. Para não ficarmos em um vácuo de tempo na realização do congresso, a Comissão Organizadora pensou na realização do VI Congresso na modalidade on-line, ainda no 1o semestre de 2021, deixando para 2023 a realização do VII Congresso em São Luís.
É gratificante poder fazer parte de um projeto como este, e ver a mobilização e os resultados que causam. Parabéns professor!
CurtirCurtido por 1 pessoa