AULA 1 – ESPELHO, ESPELHO (MEU)?

Olá

Você está na AULA 01, da 2ª Situação de aprendizagem, do 1º bimestre, de Língua Português, para o 2º Ano do Ensino Médio, do professor Antonio Archangelo, da Escola Estadual Zita de Godoy Camargo, Rio Claro/SP.

Durante o período de isolamento social, este material garantirá a continuidade de seus estudos visando, sobretudo, manter o vínculo com a comunidade escolar e as metas/objetivos de vida para este ano letivo. Em cada uma das atividades você terá que:

Assistir as aulas no Centro de Mídias;
Concluir a leitura do Roteiro disponibilizado neste site, no grupo de WhatsApp, no Google Classroom ou impresso na escola;
Concluir a leitura complementar sugerida / Participar do projeto de prática;
Concluir o Exercício proposto;
Participar do Fórum.

PÁGINA CADERNO DO ALUNO (APRENDER SEMPRE): 17 – 18.
(vídeos não são obrigatórios para quem não possui acesso a internet)

PROGRAMAÇÃO CMSP

EtapaHorárioCanal de Exibição02/Mar05/Mar
2ª série do EM17hTV Educação + APPLíngua PortuguesaLíngua Portuguesa
Objetivos da aula:
• Analisar os recursos usados na construção dos sentidos em textos do tipo textual expositivo-argumentativo do gênero textual reportagem;
• Identificar as características do gênero textual reportagem.

VAMOS ASSISTIR?

VÍDEO 1 – 23/02/21 – 2ª série do EM – Língua Portuguesa – Ridículo? Nunca

https://www.youtube.com/watch?v=A4E4TheatnY
  1. O tema “redes sociais” já foi apresentado na sequência anterior. Para iniciarmos as atividades dessa
    Sequência de Atividades, discuta com seus colegas, verbalmente ou pelo chat: Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Siga as orientações do seu professor.
  2. Leia um trecho da reportagem a seguir:

VALE TUDO PELA SUA ATENÇÃO NAS REDES SOCIAIS?

10/06/2020

Texto1

de Denis Pacheco, com reportagem de Gabriel Guerra e Matheus Souza

Quando chegou ao Brasil, a Internet surgiu como uma espécie de “terra de ninguém”. Apesar do sentido aparentemente depreciativo da expressão, a então chamada “rede mundial de computadores” era um território descentralizado e não dominado por buscadores de conteúdo. Sites possuíam endereços virtuais difíceis de se memorizar, e as primeiras formas de se comunicar em tempo real envolviam a criação de personas virtuais, incluindo aí nicknames que mascaravam as identidades reais dos usuários.

Quase 30 anos depois, o cenário atual não poderia ser mais diferente. O que era anárquico se tornou por demais regrado, o que pode ser positivo, por exemplo, quando se discute mais ativamente a importância da privacidade e proteção de dados na rede, ou insuficiente em função do avanço indiscriminado das notícias falsas (as fake news, em inglês), que explora brechas nos termos de responsabilidade elaborados pelas grandes plataformas privadas.Com a introdução de redes sociais como o Facebook, que atualmente tem uma base de 127 milhões de usuários mensais no Brasil, a utilização de nomes reais associados a fotos de perfil mudou para sempre a forma como nos apresentamos e nos comportamos na Internet. E a partir dessa mudança, começaram a surgir figuras que hoje disputam nossa atenção e rivalizam até mesmo com o poder das grandes emissoras.
Os chamados influenciadores (ou influencers, em inglês) se tornaram as figuras mais proeminentes das redes sociais e das plataformas de conteúdo, como o YouTube. Se redes como o Twitter, Facebook e Instagram fossem nações, os influenciadores seriam seus mais notáveis embaixadores. […]

PACHECO, D.; GUERRA, G. e SOUZA, M. Vale tudo pela sua atenção nas redes sociais? Jornal da USP, 2020. Texto adaptado para esta sequência de atividades.

3. Retorne ao texto e responda:

a. O título é relevante ao texto?

b. Observe a pontuação usada no título. Levante hipóteses: por que os autores pontuaram dessa forma?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close