No reconhecimento da linguagem dentro das atividades propostas pelo professor de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, os alunos do 9º Ano F chegaram a uma hipótese interessante, durante a confecção de síntese coletiva:
Os animais não criaram cultura por não desenvolverem língua/linguagem
Irys de Souza, 9º Ano F
Para os alunos,
“a comunicação está associada a linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor/locutor e um receptor/ouvinte. A comunicação somente será efetivada se o receptor decodificar a mensagem transmitida pelo emissor”.
9º Ano F
Ao utilizar a espiral construtivista, em uma abordagem de Metodologia Ativa, os alunos deduziram que
Podemos dizer que a linguagem é nosso meio de comunicação, ela pode ser verbal quando utilizamos palavras e não verbal quando usamos emojis expressões signos em algum meio como televisão ou celular. Para que a mensagem chegue ao Receptor é preciso q ela seja emitida por uma Emissor no meio. Logo para termos uma comunicação precisamos de um emissor/locutor que é quem transmite a mensagem e um ou vários receptores/ouvintes que receberão a mensagem. A mensagem é transmitida por meio de uma linguagem verbal ou não.
Alunos do 9º Ano F
Ao desenvolver a hipótese que será testada pela turma, os alunos afirmaram que:
[…] a linguagem verbal é algo criado por seres humanos e foi algo essencial para o desenvolvimento das sociedades, e para a criação de culturas. E os animais, agem por extinto e não pelas mensagens verbais que são transmitidas durante a vida, porque eles não desenvolveram uma língua(código) e por isso, não criaram uma cultura…
Alunos do 9º Ano F