
A continuidade das aulas na rede pública é um desafio desde o início da pandemia e as medidas de isolamento social. O Estado de SP tem focando na oferta de aulas a distância seja pela televisão ou por meio de aplicativos que tem possibilidade a implantação de projetos inusitados.
Um destes projeto é o Projeto Canção, desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa Antonio Archangelo, na Escola Estadual Januário Sylvio Pezzotti, em Rio Claro/SP, para manter a rotina de escrita e confecção de textos multissemióticos, o professor tem estimulado a produção textual e sua transformação em música e poemas.
Em duas semanas, o grupo montado pelo WhatsApp, tem recolhido textos inéditos, o professor edita e cria músicas pelo celular utilizando aplicativo de scrap, onde reutiliza bases musicais já pronta.
A ideia a produção dos alunos tem aumentado. O grupo que também já criou outro projeto o “Poemas Uivantes para Seres Falantes!” já conta com podcast e tem divulgado vídeos com as produções no youtube.
As letras são de autoria dos alunos, editadas pelo professor que lembra que a intenção é a produção textual e não a estética. Confira as canções em: