Abordagens Contemporâneas da Psicologia da Educação

Atualmente, pode-se dizer que a Psicologia da Educação é composta por seis diferentes abordagens ou perspectivas que reúnem as principais contribuições teóricas:

Abordagem Desenvolvimental

A Abordagem Desenvolvimental parte da ideia de que ao entender como as crianças pensam em diferentes estágios de desenvolvimento, pode-se entender o que as crianças são capazes de fazer e aprender em cada ponto de seu desenvolvimento.Isso pode ajudar a criar métodos de ensino e materiais mais apropriados para determinadas faixas etárias. Como representantes dessa abordagem, podemos considerar Jean Piaget e os seus famosos estágios do desenvolvimento cognitivo.

Abordagem Comportamental

A Abordagem Comportamental foca em como as pessoas aprendem e como se pode melhorar o ensino. Não por acaso, essa abordagem ganhou muita notoriedade na segunda metade do século XX, e é amplamente utilizada ainda hoje. Seu maior expoente é B. F. Skinner, com seus trabalhos sobre o Condicionamento Operante, a Tecnologia de Ensino e o papel de reforçamentos na Educação.

(C)Ken Heyman-Woodfin Camp and Associates B.F. Skinner.

Abordagem Cognitiva

A Abordagem Cognitiva centra-se na compreensão de como as pessoas pensam, aprendem, lembram e processam informações; por isso, também é chamada de abordagem do processamento de informações. Embora Piaget e Vygotsky trabalhem com a ideia de desenvolvimento cognitivo, eles não devem ser classificados nessa Abordagem, que é mais recente e parte das ideias da Psicologia Cognitiva, surgida no final dos anos 1950. David Ausubel é um dos representantes dessa Abordagem com a Teoria da Aprendizagem Significativa.

Abordagem Construtivista

A Abordagem Construtivista é uma das mais recentes teorias de aprendizagem, que enfoca como as crianças constroem ativamente seu conhecimento do mundo.

Essa perspectiva é fortemente influenciada pelo trabalho do psicólogo russo Lev Vygotsky, que propôs ideias como a zona de desenvolvimento proximal. Piaget também é frequentemente classificado como um construtivista e inclusive foi um pioneiro em dizer que as crianças constroem o conhecimento de forma particular.

Veja que classificar um autor em uma ou outra Abordagem é uma tarefa difícil e nem sempre precisa, já que os autores podem ser classificados em mais de uma Abordagem, de acordo com os critérios utilizados.

Abordagem Humanista

A Abordagem Humanista têm menor expressão entre todas as demais abordagens, atualmente, pois, hoje em dia, a maioria de suas ideias estão diluídas nas outras abordagens. A característica essencial dessa Abordagem é o foco no aluno, na motivação para aprender e no respeito à individualidade, características que podem ser identificadas, por exemplo, nas abordagens construtivistas, cognitivistas e comportamentais também. Destaca-se a Teoria de Ensino, de Carl Rogers, e a Teoria da Motivação, de Abraham Maslow.

Carl Rogers disponível em <https://futuroexponencial.com/inovar-arriscar/carl-rogers/> Acesso em 19.mai.2020

Abordagem Psicodinâmica


Denominamos Abordagem Psicodinâmica as teorias baseadas no método psicanalítico, como, por exemplo, Sigmund Freud, Jacques Lacan e Erik Erikson. Essas teorias, em geral, são mais relacionadas ao desenvolvimento humano do que propriamente à Educação; entretanto, também são estudadas por psicólogos da Educação.

Um comentário em “Abordagens Contemporâneas da Psicologia da Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close