Atualmente, pode-se dizer que a Psicologia da Educação é composta por seis diferentes abordagens ou perspectivas que reúnem as principais contribuições teóricas:
Abordagem Desenvolvimental
A Abordagem Desenvolvimental parte da ideia de que ao entender como as crianças pensam em diferentes estágios de desenvolvimento, pode-se entender o que as crianças são capazes de fazer e aprender em cada ponto de seu desenvolvimento.Isso pode ajudar a criar métodos de ensino e materiais mais apropriados para determinadas faixas etárias. Como representantes dessa abordagem, podemos considerar Jean Piaget e os seus famosos estágios do desenvolvimento cognitivo.
Abordagem Comportamental
A Abordagem Comportamental foca em como as pessoas aprendem e como se pode melhorar o ensino. Não por acaso, essa abordagem ganhou muita notoriedade na segunda metade do século XX, e é amplamente utilizada ainda hoje. Seu maior expoente é B. F. Skinner, com seus trabalhos sobre o Condicionamento Operante, a Tecnologia de Ensino e o papel de reforçamentos na Educação.

Abordagem Cognitiva
A Abordagem Cognitiva centra-se na compreensão de como as pessoas pensam, aprendem, lembram e processam informações; por isso, também é chamada de abordagem do processamento de informações. Embora Piaget e Vygotsky trabalhem com a ideia de desenvolvimento cognitivo, eles não devem ser classificados nessa Abordagem, que é mais recente e parte das ideias da Psicologia Cognitiva, surgida no final dos anos 1950. David Ausubel é um dos representantes dessa Abordagem com a Teoria da Aprendizagem Significativa.

Abordagem Construtivista
A Abordagem Construtivista é uma das mais recentes teorias de aprendizagem, que enfoca como as crianças constroem ativamente seu conhecimento do mundo.
Essa perspectiva é fortemente influenciada pelo trabalho do psicólogo russo Lev Vygotsky, que propôs ideias como a zona de desenvolvimento proximal. Piaget também é frequentemente classificado como um construtivista e inclusive foi um pioneiro em dizer que as crianças constroem o conhecimento de forma particular.
Veja que classificar um autor em uma ou outra Abordagem é uma tarefa difícil e nem sempre precisa, já que os autores podem ser classificados em mais de uma Abordagem, de acordo com os critérios utilizados.

Abordagem Humanista
A Abordagem Humanista têm menor expressão entre todas as demais abordagens, atualmente, pois, hoje em dia, a maioria de suas ideias estão diluídas nas outras abordagens. A característica essencial dessa Abordagem é o foco no aluno, na motivação para aprender e no respeito à individualidade, características que podem ser identificadas, por exemplo, nas abordagens construtivistas, cognitivistas e comportamentais também. Destaca-se a Teoria de Ensino, de Carl Rogers, e a Teoria da Motivação, de Abraham Maslow.


Abordagem Psicodinâmica
Denominamos Abordagem Psicodinâmica as teorias baseadas no método psicanalítico, como, por exemplo, Sigmund Freud, Jacques Lacan e Erik Erikson. Essas teorias, em geral, são mais relacionadas ao desenvolvimento humano do que propriamente à Educação; entretanto, também são estudadas por psicólogos da Educação.

Um comentário em “Abordagens Contemporâneas da Psicologia da Educação”